sábado, 4 de junho de 2011

RELATÓRIO DA REUNIÃO AMPLIADA DA COMISSÃO REGIONAL DE PRESBÍTEROS DO REGIONAL NORTE II – PARÁ E AMAPÁ


              De 11 a 12 de janeiro de 2011, realizou-se na Sede da CNBB em Belém-PA a Reunião Ampliada da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Norte II – Pará e Amapá. Iniciamos as atividades no dia 11 de janeiro com o almoço e a tarde, no auditório dom .... Pe. José Maria deu as boas-vindas aos presentes e os convidou a cantar juntos “No coração da Igreja serei o amor”. 
              A seguir cada presbítero presente citou uma frase bíblica: “coragem! Eu estarei com vocês todos os dias até o fim dos tempos”; “Este é o meu Filho amado escutai-O”; “carrega tua cruz cada dia e siga-me”; “Quando vier o Paráclito ele vos ensinará toda a verdade”; Consagra-os na verdade”; “Assim como o Pai nos perdoou perdoai-vos mutuamente”; “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi”. 
              Depois rezamos um Pai Nosso e uma Ave Maria e concluímos a oração cantando “Agora é tempo de sermos Igreja”. A seguir Pe. José Maria apresentou a pauta da reunião: avaliar e planejar os encontros dos presbíteros do Regional Norte II; o “Nortão” que acontecerá em Manaus no período de 08 a 12 de novembro próximos; as questões práticas e o que houver. 
               Terminada a apresentação da pauta, Pe. Lourenço, presbítero da diocese de Macapá, destacou a alegria de estar participando da reunião e esclareceu que devido uma série de contratempos sua diocese estava ausente dos encontros regionais, mas que daqui pra frente irão participar ativamente dos encontros de presbíteros do regional e aproveitou para fazer a seguinte pergunta: “como está organizada hoje a CRP? Tomando a palavra, Pe. José Maria Ribeiro respondeu: “atualmente estamos articulados da seguinte maneira: temos um presidente, um vice-presidente, um tesoureiro e um secretário e mais os representantes de cada diocese/prelazia, totalizando 18 presbíteros. 
              Destacou também que para uma melhor organização atualmente temos 04 sub-regionais com um articulador: a) o sub-regional I (Belém. Abaetetuba, Bragança, Castanhal, Cametá, Soure, Ponta de Pedras), cujo articulador é o Pe. José Maria Ribeiro; b) su-regional II (Marabá, Conceição do Araguaia, Alto Xingu), cujo articulador é o Pe. Hudson; c) sub-regional III (Santarém, Óbitos, Itaituba, Baixo Xingu), cujo articulador é o Pe. Antonio Jorge; d) sub-regional IV (Diocese de Macapá), cujo articulador é o Pe. Railson. Ressaltou ainda que a metodologia usada é a seguinte: em um semestre ocorre o encontro de presbíteros nos sub-regionais e no outro o Encontro Regional de Presbíteros. 
              Depois destes esclarecimentos, demos inicio a pauta com a avaliação por sub-rerionais:
              O sub-regional I (Pe. Márcio Pinheiro e Pe. José Maria Ribeiro): foi muito proveitoso os encontros do ano passado, tivemos o encontro regional com a participação de mais de 30 sacerdotes, com espiritualidade, palestras, debates, partilhas de experiências e lazer.  O encontro sug-regional ocorreu em Bragança com a presença de 9 sacerdotes, sendo um Barnabita e os demais diocesanos. Lemos juntos a carta do 13° ENP’s e respondemos as 4 questões apresentadas. Tivemos momentos fortes juntos: celebrações, passeio turístico, lazer. Destaques: o fato de reencontrar os irmãos, estar juntos, partilhar nossas experiências de presbíteros e a presença de religiosos. Sugestão: motivar os demais irmãos para participarem conosco dos encontros;  
              Sub-regional II (Pe. Ademir): O encontro foi em Conceição do Araguaia. Foi um momento alegre, festivo e de reflexão. Sentimos a ausência dos presbíteros de Altamira. Tivemos avanços no que diz respeito a participação nos encontros, espiritualidades, formação, reuniões. Destaques: A conquista do plano de saúde (diocese de Marabá), busca de criar a mentalidade de paróquias irmãs, assim como as dioceses irmãs e a pouca participação pastoral de alguns padres novos. Sugestão: intensificar a comunicação e a articulação no regional;  
              Sub-regional III (Pe. Antonio Jorge): tivemos uma boa participação dos padres no encontro. Houve partilha de experiências dos trabalhos e da vida de cada presbítero presente. Foi respondida as perguntas, feita uma análise de conjuntura; destacou a construção da Hidrelétrica de “Belo Monte” e o levantamento dos sacerdotes que deixaram o ministério nos últimos anos. Foi apresentada uma proposta de manutenção da CRP. Em síntese, o encontro foi muito bom, tivemos lazer e celebrações; 
              Sub-regional IV (Pe. Lourenço e Fábio): Tivemos avanços na organização dos presbíteros: formamos a Associação Diocesana de Presbíteros da Diocese de Macapá; precisamos crescer no diálogo, na fraternidade e na caridade presbiteral. 
              A seguir foi apresentado o planejamento 2011: os encontros dos sub-regionais serão os seguintes: Sub-Regional I (de 23 a 26 de maio de 201, em Soure); Sub-Regional II: (agosto); Sub-Regional III (24 a 26 de maio de 2011, em Altamira); Sub-Regional IV (a marcar). O presidente da CRP destacou que é preciso priorizar nestes encontros o encontro fraterno, o entrosamento e o estudo de um tema. Encontro dos sacerdotes que deixaram o ministério: dias 4 e 5 de setembro de 2011, na sede da CNBB, com a presença da Rumus. 
              Terminado o planejamento todos fomos para a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré participar da Santa Missa presidida pelo Pe. José Maria Ribeiro e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes na reunião da CRP e depois jantamos juntos e fomos dormir. Na manhã do dia 12 de janeiro, iniciamos com a oração da manhã, seguido do café. Retomamos as atividades falando do “Nortão” que acontecerá em Manaus nos dia 08 a 12 de novembro vindouros. Após conversarmos sobre a importância deste encontro para cada sacerdote do Regional Norte II, prosseguimos com os encaminhamentos: a) Reunião com os presidentes dos regionais em Manaus nos dias 2 a 4 de fevereiro/2011; b) a partir desta reunião será enviada as fichas de inscrição para cada representante de presbíteros das 14 dioceses/prelazias de nosso regional; c) O Tema do Nortão será o mesmo do 14° ENP’s: Espiritualidade e Identidade do Presbítero; d) Disponibilizaremos uma cartilha para ser estudada nas dioceses/prelazias. 
              A seguir conversamos sobre as questões práticas: 1) Manutenção da CRP: depois de ouvidas as sugestões de todos os representantes dos sub-regionais ficou decidido por unanimidade que cada presbítero das 14 dioceses/prelazias são convidados a colaborar com R$ 120,00 (cento e vinte reais) que serão usados com as despesas de participação dos representantes de cada presbitério no ENP’s e o restante deverá ser repassado ao tesoureiro da CRP para fazer parte do fundo da mesma; 2) Atualização do Cadastro dos Presbíteros:  cada representante dos presbitérios deverá receber e repassar para os demais sacerdotes uma ficha de atualização dos dados dos mesmo; 3) Site e Blog da CRP: Padre Márcio ficou encarregado de viabilizar a construção destes veículos de comunicação; 4) Atualização: estudo e convivência. Diante da necessidade de atualização teológica, moral, litúrgica e humana-afetiva... foram propostos pelos presentes:  15 dias de estudo e convivência, incluindo estudo em grupo de acordo com as aptidões e momentos de socialização conjunta. 
               Padre José Maria enfatizou que devemos ter consciência que a Associação de Presbíteros é uma coisa boa e importante na organização de nossos presbitérios, pois nos ajuda a fortalecer a fraternidade, nos possibilidade qualidade de vida e um bom desenvolvimento do presbítero associado. Não tendo mais nada a declarar, padre José Maria informou aos presentes que estará viajando para Brasília em fevereiro para melhor articular a ANPB; agradeceu a presença de todos e conclui o encontro rezando de mãos dadas um Pai Nosso e uma Ave Maria, seguida da benção.


Márcio Pinheiro de Almeida
Secretário

Nenhum comentário:

Postar um comentário